Educar "Nativos Digitais"


«O e-learning deixou de ser apenas a vertente mais evoluída do Ensino a Distância, para se afirmar também como um conceito que sustenta um trabalho educativo tendo em vista o Ensino Distribuído. O ensino e a aprendizagem extravasam, há já muito tempo, as paredes da sala de aula, havendo uma ubiquidade na aproximação construtivista e tecnológica aos processos pedagógicos.

Neste contexto, urge analisar as potencialidades das tecnologias ao serviço da educação e da forma benéfica como estas podem ser utilizadas. Para que esta discussão seja profícua, é necessário mudar a visão estratégica das organizações, já que nem todos se encontram no mesmo patamar tecnológico e existe um caminho a percorrer na aquisição destas competências.

Hoje, as instituições de ensino são lideradas por actores que se esforçam para se assumirem como “migrantes digitais”. Contudo, quem dá alma a essas mesmas instituições é uma geração de “nativos digitais” que exigem metodologias activas, pelo que o conhecimento e o seu processamento têm que acontecer em novos formatos, mais desafiantes, com que os “nativos digitais” se identifiquem, tirando partido das TIC, em geral, e do conceito de e-learning, em particular.»
Evandro Morgado

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